Cardiopatia na pratica desportiva

Cardiopatia na pratica desportiva

Taquicardia é a aceleração da frequência cardíaca, o coração ultrapassa 100 batimentos por minuto. Quando isso ocorre sem que o corpo necessite

Quando procuramos estabelecer uma relação entre exercício físico e morte súbita de origem cardíaca, o assunto pode direcionar tanto para aspecto preventivo associados a tal pratica, quanto pode nos alertar para fatores relacionados ao tema como uma verdadeira causa, se por um lado existe um imenso potencial preventivo na relação entre exercitar-se e morrer subitamente, também existe um risco definido de se morrer subitamente durante ou especialmente após atividade física. Por isso a morte súbita relacionada ao exercício deve ser analisado de forma crítica e investigada objetivamente como: os antecedentes do paciente e fatores de risco cardio vascular, para isso realizamos avaliação clínica, exames de laboratório e exames complementares.

Visto pelo angulo positivo, o habito de exercitar-se de forma regular proporciona um efeito protetor na prevenção primaria e secundaria da doença arterial coronária. Alguns desses benefícios pode ser oriundos da diminuição na progressão ou até mesmo na regressão da aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias) crônica. A melhora no condicionamento físico atlético também pode relacionar-se a alterações benéficas (melhora o perfil lipídico, redução nos níveis de açucares, na perda de peso, na redução da frequência cardíaca e na redução da pressão arterial de repouso). Além disso, a pratica continuada de atividades aeróbicas possibilita uma melhor extração periférica de oxigênio pelos músculos esqueléticos melhorando a circulação colateral miocárdica e aumentando a sensibilidade a insulina.

Portanto é importante para o profissional médico cardiologista conhecer essa gama de fatores de risco de cada paciente para a melhor orientação desportiva com individualização de atividade física e orientação especifica para cada indivíduo, evitando assim o risco de morte súbita na pratica de exercícios físicos.